Escola M.E.F. Frei Pedro Domingo Izcara
Turma: 2º ano
Disciplina: Informática e Educação Física
Tema: Tecnologia em ação na Educação Física
Identificação
Projeto do Telecentro Comunitário em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Frei Pedro Domingo Izcara”, envolvendo a monitora do Telecentro Cristiane Zucoloto Bigui juntamente com a professora de Educação Física Roberta Ramos de Araújo.
Meta
Esse projeto tem por finalidade demonstrar que a Educação Física também pode ter como apoio as tecnologias principalmente a internet, onde desenvolvem o raciocínio lógico e a curiosidade dos alunos.
Justificativa
De acordo com o avanço tecnológico que a nossa sociedade vem sofrendo, se faz necessário que a educação também possa acompanhar todo esse processo, para que assim o aluno sinta o prazer em estudar aquilo que faz parte da sociedade em que ele se encontra inserido. Daí surge a necessidade da interdisciplinaridade, onde promove uma maior integração de conteúdos afim de se alcançar um mesmo propósito – a construção do conhecimento do aluno.
Portanto, nesse projeto foi escolhida a disciplina de Educação Física, pois é uma área onde a tecnologia está pouco presente nas escolas, principalmente quando a tecnologia se trata do uso adequado da internet para o auxílio das aulas. Assim, pode-se mostrar como a internet pode despertar a parte lúdica do aluno ao mesmo tempo em que desenvolve o seu cognitivo onde o ajudará nas demais disciplinas.
Objetivo Geral
· Desenvolver a capacidade lúdica do aluno, ao mesmo tempo em que seu raciocínio e curiosidade sejam estimulados através dos jogos.
Objetivos Específicos
· Despertar através da brincadeira a capacidade de aprendizagem do aluno;
· Analisar como os jogos auxiliam no estímulo para o raciocínio rápido;
· Reconhecer a tecnologia como forma de atividade física que desenvolve a parte cognitiva contribuindo para uma maior aprendizagem.
Conteúdos
· Será exibido um vídeo infantil sobre a importância dos jogos na educação física;
· Será apresentado para os alunos o site do iguinho;
· Os alunos iniciaram os jogos de caráter educativo.
Metodologia
1º Momento
A professora de Educação Física conduzirá seus alunos até o Telecentro Comunitário, onde o período será reservado a eles. Em seguida assistirão o vídeo.
2º momento
Os alunos terão contato com o computador, onde irão visualizar o site do iguinho indicado para que eles se divirtam e aprendam através de jogos educativos.
3º momento
Eles jogaram alguns jogos escolhidos e selecionados pelos desenvolvedores do projeto.
Recursos
· Computador
· Data-show
· Câmera Digital
Avaliação
A avaliação será feita mediante a participação dos alunos na atividade.
Resultados esperados
Espera-se que com essa atividade, os alunos e professores despertem novas possibilidades de se trabalhar com a disciplina de Educação Física, demonstrando que não é apenas uma bola, quadra etc. que fazem parte do cenário educacional dos alunos, mas que também podem se utilizar recursos tecnológicos como meio de aprender brincando.
Referência Bibliográfica
WWW.iguinho.com.br
De acordo com que as tecnologia vem desenvolvendo no campo de trabalho, concordamos com seu projeto, a sociedade vem sofrendo mudanças,o professor e as escolas vem buscando outras questões onde pode despertar a parte lúdica do aluno para que seja prazerosa.
ResponderExcluirEquipe:
Luzia,Deusiane,Vilma,Katielly,Claudia.