segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto


Proinfo – Ensinado e Aprendendo com as TIC's

Alunas: Cristiane Zucoloto Bigui e Gabriela Candido Cabral Bonze
Instituição: E.M.E.F. “ Frei Pedro Domingo Izcara”
Nível de Ensino: 6ª série
Componente Curricular: Geografia
Tema “ Viver sem Drogas”
Título: A importância de se afastar os jovens do perigo das drogas
Objetivo Geral
Proporcionar ao aluno e a sociedade um conhecimento mais amplo e impactante sobre os tipos de drogas, bem como orientá-lo sobre os males que a mesma causa no nosso organismo e na sociedade em que vivem, dentro das suas próprias casas.
Objetivos Específicos
    • Contribuir na formação das ações anti – droga;
    •  Dar informações sobre drogas, mostrando que elas causam dependência mental e dependência física;
    • Despertar o interesse dos alunos, na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso desse estimulante;
    • Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas;
    • Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.

Duração: 10 aulas

Conteúdos
  • Elaborar uma pesquisa na internet com a turma sobre o assunto;
  • Em grupo, elaborar uma paródia sobre o tema;
  • Apresentar a paródia para a turma e gravar um vídeo da mesma;
  • Após isso, os grupos deverão organizar uma apresentação em slides para exibirem em forma de um seminário para as outras turmas.

Palavra Chave: aluno; drogas; sociedade;



Estratégias
  • O professor colaborador juntamente com o estagiário fará a exposição dialogada do projeto em questão;
  • Em seguida a turma será encaminhada para o laboratório para a realização da pesquisa com os devidos sites indicados pelo estagiário;
  • Após estarem com a pesquisa pronta, serão divididos em grupos de 4 componentes com a seguinte tarefa: Elaborarem uma paródia com o tema “ Viver sem Drogas” para apresentarem em sala de aula. Essa apresentação ficará a critério de cada grupo podendo os alunos se caracterizar de acordo com o ritmo escolhido para a paródia. Isso será documentado em forma de um vídeo que será gravado pelos próprios alunos na hora da apresentação.
  • Como forma de finalizar o intuito do projeto, os grupos elaborarão uma apresentação em Power Point ou impress para a exibição do seminário sobre o tema do projeto, onde abrangerá as demais turmas da escola.
  • Para o encerramento, uma das paródias será sorteada para se apresentar.
Recursos Educacionais
  • Computador e internet;
  • Câmera digital, ou qualquer outro equipamento que permita gravar um vídeo;
  • Data-show.
Avaliação
  • Participação e envolvimento dos alunos com a pesquisa;
  • Avaliação da paródia pronta e apresentada incluindo a gravação do vídeo;
  • Avaliação da apresentação do seminário.

Referências Utilizadas
CHARBONNEAU, Paul; E. VALLE, João E.; GRÜNSPUN, Haim; KNOBEL, Maurício; RAHM, Haroldo J. Pais, Filhos e Tóxicos. Editora e Livraria Almed, São Paulo, Brasil.

Sites de Pesquisa para os alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário